sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A mania das mandalas!

Bom dia pessoal!


Não resisti! Tive que fazer uma leva de mandalinhas do espírito santo! Depois de vê-las em vários blogs, principalmente no blog da Isa, que se dedicou e fez várias e vários modelinhos. São realmente muito lindas e têm um simbolismo muito especial. Por isso, estou colando um texto sobre mandalas, aí vai!

*Mandalas*
Desenvolvidas há milênios pelos monges tibetanos, as Mandalas são instrumentos de meditação e relaxamento, que trazem consigo uma finalidade essencialmente prática: conduzem ao crescimento espiritual e ao autoconhecimento.
As Mandalas são imagens circulares usadas pelos povos orientais para expressar, por meio de desenhos, a experiência humana de contato com a Energia Divina. Nelas estão expressas as relações entre o homem e o cosmo, entre a busca de conquistas materiais e a energia espiritual que está por trás delas.
A palavra Mandala vem do sânscrito e significa círculo. Entre os povos que deram início a este tipo de meditação, atribui-se à Mandala a característica de representar graficamente o ritmo, o movimento e a harmonia que regem todo o universo, inclusive a natureza e o próprio homem.



Aliar as mandalas com a arte do origami é perfeito! Por isso, agora fazer muitas mandalinhas e distribuir entre meus amigos, espalhando proteção e alegria.





Uma delas em detalhe:



A parte de trás:



Outras duas em detalhes:



Espero que tenham gostado!

5 comentários:

  1. Olá, Yuri! Estão lindas estas mandalas com esses papéis estampadinhos! =)

    Obrigada pela sua visita e pelo carinho, fico muito contente!

    Sobre o kusudama de lírios, eu não cheguei a usar 40 lírios, eu usei papéis pequenos, então não precisou fazer tantas flores. Fiz com quadrados de 7 cm então não cheguei a usar nem 20 flores... Mas acho q se o papel for maior aí o número de flores tb aumenta... Nossa, um com 40 lírios deve ficar maravilhoso! Um dia quem sabe eu tente...hehe

    Sobre a Geografia... ah, que legal! Uma colega de origami e de geografia! Eu ainda sou estudante, mas se tudo der certo, me formo no fim desse ano =)

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Yuri!Foi bom ti ver la no encontro!Pena que foi tão rapidinho ne?Apareça la no encontro origami beaga nos sábados!São encontros quinzenais!
    E suas mandalinhas estão muito lindas mesmo!Bjus,
    Danikinha

    ResponderExcluir
  3. Yuri!!
    Foi o máximo te conhecer!!! nasce aqui (ops, nasceu lá!) uma grande e longa dobrada amizade!!!
    Em breve, as fotos!
    beijo grande
    Bela

    ResponderExcluir
  4. oi origamiga, obrigado pelas visitas e comentarios^^, queria saber se vc tem o diagrama dessas mandalas, pq eu adorooooooo!!

    parabens são muito lindos seus trabalhos!!

    bjus dobrados com carinho claro

    ResponderExcluir
  5. Desculpe Yuri, mas gostaria de presentear algumas amigas com a mandala do espírito Santo, Será que poderia dispor o diagrama da vermelinha com estampado para mim?
    Desde de já meu agradecimento.
    Um abraço.
    Roseli.barroso@gmail.com

    ResponderExcluir